Olá! Seja Bem-vindo!

Indústria química teme aumento do preço do gás com biometano


26/03/2024


Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) divulgou nota nesta 3ª feira (19.mar.2024) manifestando preocupação com o projeto de lei 4.516 de 2023, conhecido como “Combustível do Futuro”. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 13 de março e agora está no Senado, onde foi designado como relator o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).


O setor químico, um dos principais consumidores de gás natural no país, teme que o projeto provoque um aumento no preço do insumo, resultando em perda da competitividade. Isso porque o texto cria o Programa Nacional do Biometano, estabelecendo uma mistura do biogás ao gás natural.


O biometano é obtido a partir da purificação do biogás (produzido pelo processo de decomposição de matéria orgânica) e tem composição similar à do gás natural. Atualmente existem 20 plantas de biometano no país, sendo que só 6 comercializam o gás. Mas o setor projeta crescimento de 600% da produção até 2029. 


Pelo texto, o mandato de biometano no gás natural comercializado começará em 1% em 2026 e chegará a 10% em 2030. Caberá aos produtores de gás natural, obrigatoriamente, comprar o biometano ou certificados de garantia origem para estimular o gás renovável.


Para a Abiquim, a adição obrigatória de biometano ao gás comercializado no país sem uma compensação financeira adequada “pode resultar em aumento significativo dos custos operacionais das empresas, levando até mesmo à paralisação de unidades produtivas”, afirma.


Levantamento da entidade estima que a inserção de biometano em 1% do atual volume do mercado traria um custo adicional com a aquisição de gás para as empresas associadas de no mínimo R$ 171,3 milhões. Caso o percentual suba para 10%, o impacto chegaria a R$ 1,71 bilhão segundo a Abiquim.


“Essas imposições, se implementadas sem uma análise mais aprofundada dos impactos econômicos e operacionais, podem acarretar graves consequências para a indústria química brasileira. O setor já enfrenta desafios consideráveis, incluindo altos custos de produção e competitividade internacional”, diz o presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro.


O setor tem interesse no acesso ao biometano e em utilizar o recurso como matéria-prima. No entanto, afirma que isso não é possível atualmente pelas dificuldades de infraestrutura e pelos elevados custos do biometano que estão estimados, segundo o próprio segmento, em o dobro do valor do gás.


Atualmente, a indústria química é a maior consumidora de gás natural do setor industrial brasileiro. O setor tem operado com capacidade ociosa elevada, em especial, pelos altos custos do gás natural, que tem um peso elevado em relação aos custos de produção do setor. Segundo a Abiquim, atualmente o custo do gás no Brasil está 4x mais caro do que no mercado norte-americano.


Na avaliação de André Passos, o Senado precisa se sensibilizar e buscar “alternativas que promovam a descarbonização da economia de forma gradual e sustentável, sem comprometer a competitividade e a viabilidade das indústrias nacionais”.


Fonte : Poder360