Olá! Seja Bem-vindo!

Eurochem inaugura nova unidade de fertilizantes fosfatados em Serra do Salitre/MG


19/03/2024


A Eurochem inaugurou no dia 13 de março sua nova unidade de produção de fertilizantes fosfatados em Serra do Salitre – MG. O evento de inauguração contou com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckimin, entre outras autoridades estaduais e municipais.


Durante o evento de inauguração, as autoridades destacaram a importância do projeto para a produção nacional de fertilizantes. A nova unidade irá produzir cerca de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, dentre eles SSP, TSP e MAP.


De acordo com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o país gastou cerca de R$ 25 bilhões com a importação de fertilizantes em 2023. Durante seu discurso, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, enalteceu a importância de reduzir a dependência em fertilizantes, destacando que este é um recurso estratégico e crítico para a segurança alimentar nacional e global. O presidente ainda comentou que a guerra entre Rússia e Ucrânia escancarou a necessidade brasileira de impulsionar o setor industrial para a produção de fertilizantes.


Tanto Lula quanto Alckimin, ressaltaram que o projeto de Serra do Salitre é um indício de que o Brasil está apto a novos investimentos de grandes empresas, principalmente no setor de fertilizantes. Ambos esperam mais parcerias com o setor privado para desenvolver este setor.


Alckmin destacou ainda outros projetos que estão em desenvolvimento para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), como o de nitrogenados em Araucária e potássicos em Autazes.


Para os fertilizantes nitrogenados a previsão do governo é que a unidade de Araucária, no Paraná (ANSA), deva ser reativada no segundo semestre deste ano. Além disso, destacou o interesse em investimentos na produção de fertilizantes verdes, citando a parceria com a Unigel.


Para os fertilizantes potássicos, o vice-presidente comemorou o avanço nas tratativas referente ao projeto de Autazes, no Amazonas. Após decisão da justiça, o projeto não será mais de competência do Ibama, agora será de caráter estadual pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A perspectiva é que com essa decisão o projeto possa seguir com a sua tramitação. 


Fonte : globalfert